quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Grupo do Caminho promove Natal Solidário no município de Barreiros  por Thiago Vasconcelos.

 

No último sábado (11), alunos da Universidade Católica de Pernambuco que fazem parte do Gruca, ou Grupo do Caminho, pegaram a estrada e seguiram rumo ao município de Barreiros, que fica a 107Km do Recife. A viagem, organizada pelo professor Arthur Peregrino e pelo coordenador da Pastoral, Padre Antonio Mota, teve como objetivo a promoção do Natal Solidário para as vítimas da enchente ocorrida em junho deste ano.
Ao longo de cada ano, a Pastoral da Católica busca orientar, coordenar e acompanhar as diversas atividades de caráter religioso da comunidade universitária; coordena as atividades voluntárias dos alunos junto a instituições de caráter humanitário; acompanha, também, a articulação dos diversos grupos pastorais, objetivando estimular a convivência e a reflexão sobre os valores ético-cristãos. E foi com estes princípios que a I Caravana da Solidariedade Universitária finalizou as atividades do Grupo do Caminho em 2010.
A ida à creche Perfeita Alegria,  localizada em Barreiros, se deveu à enchente que castigou o município, no mês de junho, e deixou muitas famílias desabrigadas. Segundo o professor Arthur Peregrino, a missão procurou possibilitar um Natal mais humano para aqueles habitantes sofridos. “Será o primeiro Natal deles após as enchentes. Por isso, nos mobilizamos para oferecer às famílias alimentos e às crianças alguns brinquedos. Com um total de 60 famílias e 60 cestas básicas, fizemos as doações e homenageamos os 60 anos da Universidade Católica de Pernambuco”, disse.
Ainda de acordo com o idealizador do projeto Natal Solidário, professor Arthur Peregrino, o grupo de estudantes que realizou a ação jamais esquecerá desta experiência. “As famílias foram beneficiadas, mas os estudantes, talvez, tenham sido ainda mais beneficiados, pois é uma marca que jamais será esquecida. Um grande aprendizado na vida de cada um”, disse Peregrino.
É o que reafirma a estudante Flávia de Moura, 21, que cursa Psicologia na Católica. Ela diz que fazer parte do sonho daquele povo é razão de muita felicidade e uma experiência indescritível. “Primeiro, o professor Arthur Peregrino veio com o sonho de poder realizar um projeto como esse. Em seguida, nós estudantes pudemos juntos com ele fazer desse sonho realidade. Um sonho não só nosso, mas de todas as famílias afetadas pelas enchentes, de ter um Natal digno de um ser humano. Ver o sorriso estampado no rosto deles não tem preço”, disse.
Barreiros, que fica na Zona da Mata Sul do estado de Pernambuco, foi uma das cidades mais afetadas com as enchentes. Histórias como a do pequeno Alan, de 5 anos, mostram o pânico que causou e a destruição que houve no município. “Eu estava cozinhando e, na hora da enxurrada, fiquei desesperada por conta de Alan ser pequeno. Ele agarrou na minha perna e na agonia soltei a panela com óleo quente por cima do meu filho. Foi desesperador. Conseguimos chegar no hospital, apesar da chuva, e Alan conseguiu sobreviver. Hoje ele tem o braço direito todo queimado por conta daquele dia aterrorizante”, contou a dona de casa, Creusa Maria da Silva, mãe de Alan. Segundo a dona de casa, a vinda dos estudantes da Unicap foi uma espécie de abraço fraterno. “Nos sentimos acolhidos por eles. Eu gostei muito e agradeço a todos pela vinda até aqui em Barreiros”, disse.
Famílias como a do pequeno Alan foram beneficiadas pela ação solidária do Grupo do Caminho, que finalizou a visita com uma caminhada pela cidade prestando solidariedade em forma de abraço e de uma simples palavra para os moradores da região.
Para os interessados em fazer parte do Grupo do Caminho, é só entrar em contato com a Pastoral da Universidade Católica pelos telefones: 2119 4238 ou 2119 4348. As primeiras atividades de 2011 estão previstas para serem iniciadas no mês de fevereiro. Os encontros do grupo serão realizados na última quinta-feira de cada mês, às 17h.

(Matéria da ASSECOM - UNICAP: http://www.unicap.br/assecom1/?p=14087 )